Depois de muitas aventuras, sentimentos, amores, casamentos e risadas, a novela Caras & Bocas, de Walcyr Carrasco e com direção de Jorge Fernando, que começou e
m abril de 2009, chega ao fim e promete deixar muita saudades nos atores, produtores e no público. O último capítulo vai ao ar nesta sexta-feira, 8, e os intérpretes dos personagens que fizeram parte desta trama das sete da Globo já terminaram de gravar as últimas cenas nesta quinta-feira, 7.
O clima durante toda essa semana foi de despedida, tanto nos estúdios de gravação como nas páginas do Twitter, com muitos atores contando o quanto foi bom trabalhar nesse projeto nos últimos meses. "'Caras e Bocas': um ano de alegria e aprendizado com pessoas tão generosas. Obrigada Walcyr Carrasco por me dar tantos amigos de presente!!! Saudades já", afirmou Sophie Charlotte, que também foi seguida por Otaviano Costa. "Eita frase que já me faz chorar de saudades: 'Não me absorva Adenor'. Valeu mesmo. Valeu Susana (Pires), Fabinho (Lago), Sophie (Charlotte), Gabriel (Kauffmann). Família baiana", disse ele.
A história teve até a participação do autor, Walcyr Carrasco, entre os personagens. Ele apareceu ao lado de Claudia Souto durante a inauguração da exposição de Gabriel (Malvino Salvador) na galeria de artes de Dafne (Flávia Alessandra). Porém, essa cena, que começou a ser exibida na noite de quarta-feira, 6, ainda promete emoções nos momentos finais da trama, já que Dafne foi raptada por Pelópidas (Marcos Breda).
Casamentos
Caras & Bocas trouxe muitos casamentos para a história, principalmente com a personagem Dafne, que se vestiu quatro vezes de noiva. Mas também levou ao altar as personagens Anita (Daniele Haloten), Laís (Fernanda Machado) e Milena (Sheron Menezes), entre outras. Todas as noivas estiveram lindas na telinha, com vestidos de noiva produzidos especialmente para as personagens pela equipe de figurino, com cada modelo de um jeito, houve o azul, o vestido de princesa bem rodado, um curto com babados e outro longo tradicional.
Entra e sai de elenco
Essa novela, além do elenco que esteve do primeiro ao último capítulo da trama, também teve muita movimentação com atores que entravam e saiam da trama, muitas vezes mudando a história. Entre os atores que tiveram que deixar a novela por um tempo, a atriz Ingrid Guimarães, que engravidou de sua primeira filha pouco antes da estréia da trama, e no meio da novela teve sua personagem afastada pelo mesmo motivo que o seu: ter o seu bebê. E esse nascimento também colocou um novo ator na trama, o pequeno Davi, o bebê que participou da sua segunda novela em um ano, já que ele fez o filho de Maya (Juliana Paes) em Caminho das Índias e agora viveu Picasso, filho de Simone (Ingrid).
Os atores Carmem Verônica e Fábio Lago tiveram que se afastar de Caras & Bocas por motivos bem parecidos, os dois foram atropelados no Rio de Janeiro. Carmem ficou alguns meses afastada e se cuidando, voltando para a trama no último mês e de cadeira de rodas. Já Fábio, ficou somente alguns dias sem gravar e seu personagem, Fabiano, também sofreu um acidente e assim, o curativo que Fábio usava pode ser aproveitado na história. Mas tiveram os atores que vieram ajudar a solucionar os problemas e colaborar para a evolução da história, como Vanessa Giácomo, que fez Miriam, Leo Jaime, que viveu o apresentador de um concurso, Theodoro Cochrane, o Isaac, e Maria Clara Gueiros, que interpretou Lili, entre outros.
Look dos personagens
Duas personagens tiveram seus visuais mudados durante a trama, a Amarylis (Guilhermina Guinle) e a Tatiana (Rachel Ripani). Guilhermina cortou mais os fios e fez algumas mechas, ficando com um visual diferente do que começou na trama. E esse novo corte caiu no gosto do público. Os internautas a elegeram como a melhor mudança de visual de 2009 em enquete realizada no Portal CARAS. Já Rachel Ripani teve que ficar careca para viver Tatiana, já que a personagem desenvolveu um tipo de câncer e durante o tratamento perdeu os fios.
Os macacos
A novela Caras & Bocas inovou ao colocar um macaco como o grande astro da trama, com muitas histórias envolvendo o animal, que ficou muito querido por todo o elenco e produção. Pouco antes de a novela começar, o autor já avisou: "O macaco é a grande estrela dessa novela. Ele pinta e é ótimo, tem até um camarim particular. Na novela não tem estrelas, somente o macaco", brincou Carrasco na coletiva de imprensa. E o macaco brilhou mesmo na história, pintando grandes quadros e contracenando com os atores, sendo até disputado entre os mocinhos e os vilões, e quase no final, ele até conseguiu uma família, com uma macaca como namorada e um filhote de macaco como filho.
Os bordões
Alguns personagens de Caras & Bocas tiveram frases que os marcaram durante toda a trama e foram levadas para fora da telinha, com o público imitando os personagens. E esse jogo de bordões é todo inventado por Walcyr Carrasco. "Gosto porque o bordão marca o personagem e tem sempre uma característica bem-humorada", disse ele. Entre os mais marcantes estiveram "É a Treva", dito por Bianca (Isabelle Drummond), "Fiquei Rosa Chiclete" e "Choquei", do personagem Cássio (Marco Pigossi), "Assim eu traumatizo", de Espeto (David Lucas), "E eu sou fraca", de Lili (Maria Clara Gueiros) e "Não me absorva", de Ivonete (Suzana Pires).
Fonte: Portal Caras